Inversores WEG CFW 09 – Robustos e duráveis
Uma revolução na indústria de inversores de frequência no Brasil – Inversores WEG CFW 09.
Processos produtivos mais eficientes sempre foram uma demanda da indústria mundial. Desde a década de 60, que muitos avanços tem sido alcançados no sentido de melhorar as formas de controlar motores elétricos, ajudando na eficiência e consequente aumento de produção da industriais mundiais.
A utilização de motores de corrente continua marcou a história da indústria mundial por décadas. Suas possibilidades de controle de velocidade, com circuitos relativamente simples e compatíveis com as tecnologias da época, possibilitou a disseminação de sua utilização em escala global. Contudo com os avanços tecnológicos e a necessidade cada vez maior de se ter maior controle e eficiência dos sistemas, demandavam novas soluções.
Foi nos anos 90 que os avanços tecnológicos na área de semicondutores de potência, principalmente na frequência de chaveamento possibilitou o surgimento dos inversores de frequência. Com a Utilização de IGBT’s para fazer o chaveamento em alta frequencia das fases de saídas do motor, possibilitou a utilização de motores de corrente alternada (Modelo mais comum é o Gaiola de Esquilo) em uma gama muito maior de utilizações devido ao agora possível, controle de velocidade desse tipo de motor.
Nesse esteira a WEG, fabricante nacional de motores elétricos que desde a 1988 já havia criado a WEG Automação para investir no mercado de controle e acionamentos industriais, lançou em 2006 a sua linha de inversores de frequência mais famosa, a linha de Inversores WEG CFW 09 – Robustos e duráveis.
Os inversores de freqüência WEG, série CFW-09, incorporam a mais avançada tecnologia disponível mundialmente para acionamento de motores CA de indução trifásicos. A tecnologia Vectrue representa um avanço significativo permitindo à nova geração de inversores WEG incorporarem em um único produto, técnicas de controle escalar, Vetorial Sensorless e Vetorias com Encoder, sendo facilmente programável via parâmetro, pelo próprio usuário. Inovações também foram introduzidas para atender
aplicações que exigam frenagem, onde um novo recurso denominado “Optimal Braking” pode ser utilizado sem a necessidade de instalação de resistor de frenagem, tornando a solução simples, compacta e mais econômica.
Vectrue Technology – Tecnologia desenvolvida pela WEG para inversores destinados à aplicações de variação de velocidade em motores CA de indução trifásicos, apresentando as seguintes vantagens:
• Controle escalar ou vetorial programáveis no mesmo produto;
• Controle vetorial com sensorless ou opcionalmente com encoder;
• Controle vetorial sensorless permitindo alto torque e rapidez na
resposta, mesmo em velocidades muito baixas ou na partida;
• Alto-ajuste adaptando automaticamente o controle vetorial ao motor e à
carga.
Vantagens adicionais:
• Microcontrolador de alta performance, tipo RISK 32 BITS;
• Controle vetorial e escalar selecionável via parâmetro;
• Interface Homem-Máquina destacável com duplo display, LED’s (sete
segmentos) e LCD (duas linhas de dezesseis caracteres), que permite
82
ótima visualização a distância além de incorporar uma descrição
detalhada de todos os parâmetros de mensagens via display LCD
alfanumérico;
• Dimensionamentos para torques constantes e torques variáveis;
• Grau de proteção NEMA 1 / IP-20 padrão até 200CV IP-20 até 500CV e
NEMA 4X / IP-56 em aço inox até 10CV;
• Elevada compactação;
• Instalação e programação simplificadas;
• Posta em marcha (Start-Up) orientado. Inversores de frequencia são
equipamentos destinados ao acionamento de motores de indução, cuja
adaptação e desempenho estão diretamente relacionados às características
do mesmo, assim como da rede elétrica de alimentação. Os inversores da
linha CFW-09 incorporam um recurso de programação especialemte
desenvolvido com a finaliade de facilitar e agilizar a inicialização da
posta em marcha (Start-Up) do produto, através de um roteiro orientado
e automático, o qual guia o usuário para introdução sequencial das
caracteríticas mínimas necessárias a uma perfeita adaptação do invesor
ou motor acionado;
• Possibilidade de fixação via flange, com dissipador atrás da placa de
montagem;
• Programação e monitoração via micro-computador PC em ambiente Windows com software SUPERDRIVE (opcional) para parametrização, comando e monitoração dos inversores CFW-09. Permite editar parâmetros “Online” diretamente no inversor ou editar arquivos de parâmetros “Offline”, armazenados no microcomputador. É possível armazenar arquivos de parâmetros de todos os inversores CFW-09 existentes na instalação. O software também incorpora funções para transferir o conjunto de parâmetros do microcomputador para o inversor, como também do inversor para o microcomputador. A
comunicação entre o inversor é feita via interface serial RS-232 (ponto a ponto) ou RS-485 para interligação em rede;
• Link CC acessível para alimentação em CC ou retificador regenerativo;
• Comunicação FIELDBUS: os inversores CFW-09 podem ser interligados em redes de comunicação rápidas FIELDBUS através dos protocolos padronizados mais difundidos mundialmente, podendo ser:
PROFIBUS DP (opcional)
DEVICE NET (opcional)
DEVICE NET DRIVE PROFILE (opcional)
MODBUS RTU (software incorporado)
• Destinados principalmente a integrar grandes plantas de automação industrial, as redes de comunicação rápidas conferem vantagens na supervisão, monitoração e controle, “Online” e total, sobre os inversores, proporcionando elevada performance de atuação e grande flexibilidade operacional, características estas exigidas em aplicações de sistemas complexos e / ou integrados. Para interligação em redes de comunicação do tipo FIELDBUS, PROFIBUS DP OU DEVICE NET, os inversores CFW-09 permitem incorporar internamente um cartão de rede, de acordo com o protocolo desejado. Para interligação em redes de comunicação “FIELDBUS” MODBUS RTU deverá ser utilizado conexão via interface RS-232 (opcional) ou RS-485 (disponível nos cartões EBA ou EBB);
• Certificações internacionais UL e Cul, CE, C-Tick e IRAM.
Já fora de fabricação, a linha de inversores WEG CFW09 tem uma grande base instalada e sua robustez faz com que as empresas que os tem instalados não pensem em aposentar seus modelos em utilização, para tanto, de tempos em tempos é necessário efetuar manutenções preventivas e eventualmente corretivas em inversores WEG CFW09. A Haxso Industrial Service possui jigas de testes a nível de placas para toda a linha de inversores WEG CFW09 possibilitando rapidez e qualidade dos reparos efetuados pela Haxso.
Se você tem um inversor WEG CFW09 que precisa de reparo, venha falar com a Haxso e garanta um reparo com qualidade e assertividade a preços justos.
Entre em contato através dos telefone (19)4119-0011 ou (19)98195-1823 ou ainda pelo email falecom@haxso.com.br.
Você também pode enviar seu inversor para reparo no endereço Rua Biagio Imperato, 80 – Colinas San Diego – Vinhedo – CEP: 13.281-666