Manutenção Preventiva em sistemas eletrônicos – Sua importância na indústria
Não existe nada mais preocupando em uma indústria, seja ela de qual porte for, do que uma produção parada. Para que paradas inesperadas não ocorram nada melhor do que manter as máquinas em perfeito estado. Para isso você precisa de manutenção preventiva.
Mais afinal o que significa manutenção preventiva?
Vamos explicar, existem basicamente 3 modos de manutenção, preditiva, preventiva e corretiva.
Manutenção Corretiva: Como o nome já diz, é quando um equipamento efetivamente “quebra” e precisa de reparo, correção do defeito apresentado. Ainda é o tipo mais comum de manutenção, porém é o mais dispendioso, já que enquanto esse reparo no equipamento que apresentou defeito é efetuado, a produção da máquina fica parada ou comprometida. Ou seja, se gasta duas vezes, uma com o reparo propriamente dito mais também com as perdas na produção que geram prejuizo.
Manutenção Preditiva: É um conjunto de inspeções e análises que visam determinar quando uma máquina irá precisar e manutenção preventiva, como por exemplo, checar níveis de desgaste de elementos móveis, níveis de lubrificação, apertos de parafusos e etc.
Manutenção preventiva: Cada vez mais popular no Brasil esse tipo de manutenção é muito comum com automóveis, onde fazemos a troca do óleo, pastilhas de freio, correias e etc. antes que essas peças, ou as peças que elas estão ligadas, cheguem efetivamente a quebrar, evitando que falhas nesses componentes possam acarretar quebras ainda maiores ou até mesmo acidentes ou incidentes. Na indústria esse tipo de componentes, óleo, graxa, correias, também já sofrem manutenções preventivas corriqueiramente. Porém o que muitos não sabem é que equipamentos eletrônicos também precisam de manutenções preventivas.
Mais afinal, porque eletrônicos precisam de manutenção preventiva? Alguns componentes eletrônicos utilizados em quase todos os sistemas de automação como capacitores por exemplo, tem vida útil de funcionamento e suas características eletrônicas vão se deteriorando com tempo de uso.
Outros componentes como relés tem a sua vida útil contada em quantidades de acionamentos, ventiladores por horas acionados, opto acopladores, circuitos integrados e muitos outros componentes precisam ser trocados de tempos em tempos.
Considerando que equipamentos como inversores, CLP’s e muitos outros eletrônicos utilizados em sistemas de automação industrial possuem diversos destes componentes e ficam funcionando, muitas vezes em condições extremas de temperatura, contaminações por pó, óleo, umidade e vibração, por anos a fio, 24 horas por dia, sem muitas paradas é compreensível imaginar que esses equipamentos precisem de manutenções preventivas.
Qual vantagem eu tenho fazendo uma manutenção preventiva se vou acabar trocando partes e um equipamento que ainda funciona?
- A principal vantagem de se fazer manutenções preventivas é reduzir custos, seja por reduzir o risco de paradas de máquina inesperadas. Máquinas paradas geram prejuízos monstruosos e reparos de equipamentos em regime de urgência acarretam ainda mais custos na manutenção.
- Outro risco é que em um evento de falha em algum equipamento, pode-se acarretar quebras em outros equipamentos aumentando os gastos com reparos emergenciais.
- Manutenções preventivas aumentam a vida útil dos equipamentos em muitos anos, postergando a necessidade de troca e/ou atualização dos equipamentos, reduzindo assim custos com a operação.
Como deve ser feita a manutenção preventiva?
Técnicos capacitados podem mensurar quais componentes devem ser trocados, especificar prazos e acompanhar resultados a fim de se manter um calendário efetivo para que as manutenções tenham o resultado esperado. Não trocando antecipadamente itens que poderiam operar ainda por algum tempo, nem deixando de trocar itens que já deveriam ter sido trocados.
A Haxso tem profissionais capacitados para efetuar manutenções preventivas em equipamentos eletrônicos industriais como CLP’s, Inversores de frequência, Soft-starters, servo-drives, IHM’s e muito mais.
Precisa de manutenção preventiva? Pode contar coma a Haxso.
Fale conosco atrás dos telefones (19) 4119-0011 – (19) 98195-1823 ou pelo email falecom@haxsocom.br